Translate this Page
Enquete
Qual time vai ser campeão da Champions League?
Barcelona
Bayern München
Milan
Juventus
Manchester United
Real Madrid
PSG
Arsenal
Ver Resultados

Partilhe esta Página


Dafne Schippers quer estar entre as melhores
Dafne Schippers quer estar entre as melhores

Por Orlando Silva

Bastidores do Esporte

Porto, Portugal

A jovem Holandesa Dafne Schippers quer estar ao nível das melhores no heptatlo

Quanto demorará até a jovem Holandesa Dafne Schippers, começar a bater o pé as melhores haptatlonistas da actualidade nas grandes competições?

jovem Holandesa Dafne Schippers

Pois é quanto tempo demorará não sei, mas os grandes nomes do heptatlo tais como a Jessica Ennis, a Natalia Dobrynska, ou a Tatyana Chernova que se cuidem, pois a Dafne Schippers de apenas 20 anos que já é considerada um prodígio, certamente irá dar muita luta, já nos Campeonatos do Mundo em 2013, e nos Campeonatos da Europa em 2014.

A Dafne Schippers foi Campeã do Mundo de Juniores do heptatlo em 2010 em Moncton, e em 2011 no Canada, no ano passado foi Campeã Europeia em Tallinn, e foi 12ª classificada nos Jogos Olímpicos de Londres.

A Dafne Schippers começou a surgir nas lides internacionais, em 2009 nos Campeonatos da Europa de Juniores onde ficou em quarto com 5507 pontos, um ano mais tarde começaram os êxitos internacionais, quando foi Campeã do Mundo do Heptatlo em Moncton com um recorde pessoal de 5967 pontos, numa competição em que melhorou os seus recordes pessoais em quatro provas individuais.

A Dafne Chippers ganhou três provas individuas em Moncton, ganhou os 200 metros com uns impressionantes 23.41 segundos ventosos, os 110 metros barreiras e o salto em comprimento.

“Fiquei muito contente com o meu título em Moncton, comecei a competição como uma das favoritas, mas era apenas a minha segunda grande competição internacional, por isso foquei-me apenas em tentar fazer o meu melhor em cada prova e não pensei em vencer”.

No ano seguinte a jovem Holandesa ganhou o título continental do Heptatlo na capital da Estónia, com uns impressionantes 6153 pontos, mas uns meses antes já tinha estabelecido a melhor marca mundial do ano com 6172 pontos.

A Dafne Chippers abriu a competição com o recorde Holandês dos 100 metros barreiras (13.27 segundos), um tempo mais rápido que a vencedora da prova individual, nos 200 metros venceu em 22.91 segundos, mais uma vez um tempo mais rápido do que a vencedora da prova individual realizou, no salto em comprimento estabeleceu o recorde Holandês de Juniores com 6.47 metros, e mais uma vez um salto mais longo do que a vencedora da prova individual.

jovem Holandesa Dafne Schippers Laçamento de Peso

Mas nas restantes provas a jovem teve algumas dificuldades, no salto em altura, no lançamento do peso, e no lançamento do dardo, onde as suas marcas ficaram aquém do esperado.

“ Em Tallinn eu queria vencer, eu já era campeã do mundo de Juniores e queria vencer outra vez, por isso não foi fácil. A minha competição foi feita de altos e baixos, eu estabeleci dois recordes nacionais de Juniores, mas mas não estive tão bem como eu esperava no salto em altura e no lançamento do dardo. Ganhei a medalha de ouro, mas foi uma competição muito dura e aprendi muito com essa experiência.”

Nos meses seguintes nos Campeonatos do Mundo em Daegu, a Dafne Chippres optou por correr apenas os 200 metros, e estabeleceu o recorde Holandês da disciplina com uns impressionantes 22.69 segundos, nas meias-finais fez 22.92 segundos, mas ela detém outras impressionantes marcas na velocidade, tais como 7.19 segundos no 60 metros, 11.19 segundos nos 100 metros, e 8.18 segundos nos 60 metros barreiras.

Espero que tenham ficado a conhecer um pouco melhor a Dafne Chippres, uma jovem Holandesa de grande talento que no futuro irá certamente dar que falar, tanto nas provas combinadas, como na velocidade, visto que ela como velocista se quiser apostar nessa vertente do atletismo, também terá um futuro brilhante.